Projetos :: Cdd

Segue abaixo alguns de nossos projetos:


Projeto Rapensando – em andamento

O Rapensando é um projeto realizado CUFA/RJ patrocinado pela Petrobras encaixa-se na temática de Educação para Qualificação Profissional. A CUFA tem como objetivo principal de trabalho oferecer oportunidades de inserção no mercado de trabalho através de oficinas práticas e da reflexão cidadã, assim como de promover a auto-estima de jovens de periferia através da cultura hip hop. O projeto Rapensando objetiva repensar o papel do jovem na sociedade através de sua própria cultura, incentivando o acesso ao mercado de trabalho.

È sabido que ações que envolvem escola, esportes, cultura e trabalho, quando desenvolvidas de forma integrada, acabam por reduzir drasticamente os índices de violência.

O projeto prevê atendimento nas áreas atualmente atendidas pela CUFA no município do Rio de Janeiro: Cidade de Deus, Complexo do Alemão (Pedra do Sapo) e Viaduto Negrão de Lima (Madureira), objetivando a inclusão de 629 jovens de comunidades populares. São oferecidas oficinas nas seguintes áreas: Grafite, DJ, Break, Informática, Artesanato e Teatro, além das Salas de Leitura, que são espaços onde o aluno pode consultar o acervo bibliográfico disponível na base e participar de cursos e palestras com temas relacionados à comunidade e à cidadania.


Projeto Dentista do Bem – em andamento

A CUFA estabeleceu no ano de 2009 uma parceria com o Projeto Dentista do Bem que faz parte da ONG Turma do Bem. Esta ONG dedica seu trabalho a menores carentes que necessitam de tratamento odontológico e possui como missão mudar a percepção da sociedade no que se refere à questão da saúde bucal, bem como a da classe odontológica com relação ao impacto sócioambiental de sua atividade.

O projeto é desenvolvido por dentistas voluntários que proporcionam tratamento odontológico gratuito a crianças e adolescentes de baixa renda até que os mesmos completem dezoito anos.

Os pacientes são selecionados por meio de uma triagem, onde são avaliados segundo critérios relativos à gravidade dos problemas bucais apresentados, condição sócioeconômica e a proximidade com o momento de inserção no mercado de trabalho.

A saúde bucal reflete diretamente na saúde de todo o corpo. Os dentes são responsáveis pela mastigação dos alimentos, pela articulação de palavras, bem como por parte da estética corporal o que muito influencia na auto-estima do ser humano. Portanto, cuidar da saúde bucal é de fundamental importância.

Para cuidar da saúde bucal de nossas crianças e adolescentes, os Dentistas do Bem vêm oferecendo tratamentos realizados em seus próprios consultórios, sendo tais tratamentos de caráter curativo, preventivo e educativo, sendo o procedimento completo e totalmente gratuito.

A parceria é de extrema relevância visto que nossos alunos, pertencentes majoritariamente às camadas mais desfavorecidas da sociedade, possuem baixo poder aquisitivo, e, portanto dependem de serviços odontológicos públicos insuficientes e precários.

Ao contarmos com esta parceria as bases da CUFA na Cidade de Deus, Complexo do Alemão e do Viaduto de Madureira puderam receber dentistas que beneficiaram nossas crianças e adolescentes, sem contar com aqueles que ainda passarão pela avaliação, permitindo assim uma melhor qualidade de vida aos mesmos.

  • ARTESANATO
    BASQUETE DE RUA
    SALA DE LEITURA
    SKATE
    TEATRO( INFANTIL E ADOLESCENTE)
    INFORMÁTICA


    (Clique aqui e confira)
  • SE TORNE UM DE NOSSOS PARCEIROS

    VEJA AQUI E CONFIRA QUEM SÂO OS NOSSOS PARCEIROS PARA AJUDAR EM NOSSA BASE



    (Clique aqui e confira)
  • SAIBA MAIS COMO NOS AJUDAR

    CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DE TODOS OS AMIGOS DA CUFA




    (Clique aqui e confira)


CUFA-Cidade de Deus Rua José de Arimatéia, 90 - Cidade de Deus - Jacarepaguá - RJ Tel: 21 - 2426-0893

Todos os Direitos Reservados